FANDOM

O Poderoso Chefão
CapaGodfatherQG
Autor
Idioma
Inglês
Gênero
Crime
Publicador
Publicação
10/03/1969
Mídia
Impressão (capa dura e livro de bolso) e áudio-livro
Páginas
446
ISBN
Capa dura:
ISBN 0-399-10342-2
Livro de bolso:
ISBN 0-451-16771-6
Precedido por
Seguido por

O Poderoso Chefão é um livro escrito por Mario Puzo, originalmente publicado em 1969 pela G. P. Putnam's Sons. Ele detalha a história de uma família mafiosa siciliana que opera na Cidade de Nova York, chefiada por Don Vito Corleone, que se tornou sinônimo da máfia italiana.

A história se passa entre 1945 e 1955, e também traz a história da vida de Vito Corleone da infância à sua vida adulta. O livro introduziu termos de criminosos italianos como consigliere, caporegime, Cosa Nostra, and omertà para uma audiência de língua inglesa.

Formou a base para o filme de 1972 de mesmo nome. Duas sequências, incluindo novas contribuições do próprio Puzo, foram feitas em 1974 e 1990. O primeiro e o segundo filme são muitas vezes considerados os melhores filmes de todos os tempos.[1]

A capa original, em inglês, foi criada por S. Neil Fujita, cujo design destacou um grande "G" de estilo gótico, dando ênfase às primeiras três letras do título, acompanhado pelas mão de um mestre de fantoches segurando um conjunto de cordas sobre uma parte da palavra.[2]

Título

Personagens principais

Sinopse

Adaptação para o cinema

Sequências e prelúdio

Outras adaptações

Influências

Referências

  1. Top Movies - Best Movies at Rotten Tomatoes (em inglês)
  2. S. Neil Fujita, Innovative Graphic Designer, Dies at 89 (em inglês)

Links externos

Também no FANDOM

Wiki aleatória